top of page

JEJUM // DIA #9 - Finanças no casamento

“Filipenses 4:10-20

Ora, muito me regozijei no Senhor por finalmente reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade. Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. Todavia fizestes bem em tomar parte na minha aflição. E bem sabeis também, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo com respeito a dar e a receber, senão vós somente; porque também uma e outra vez me mandastes o necessário a Tessalônica. Não que procure dádivas, mas procuro o fruto que cresça para a vossa conta. Mas bastante tenho recebido, e tenho abundância. Cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que dá vossa parte me foi enviado, como cheiro de suavidade e sacrifício agradável e aprazível a Deus. O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus. Ora, a nosso Deus e Pai seja dada glória para todo o sempre. Amém.”



Nestes versículos o apóstolo Paulo está agradecendo a igreja de Filipos pelo envio de ofertas missionárias para ele. Aqui encontraremos alguns princípios que ajudarão nossa família nas questões financeiras.

1. Ficar contente em qualquer situação.

Versículos 11 e 12: “Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação seja bem alimentado, seja conforme, tendo muito, ou passando necessidade.”

Precisamos aprender que em nossa vida podemos ter momentos de fartura e de escassez. A Bíblia fala sobre vacas gordas, fartura, e vacas magras, escassez (Gênesis 41). Paulo se refere a um segredo, de viver contente em toda e qualquer situação. Precisamos aprender e crer no segredo que está no versículo 32: tudo posso naquele que me fortalece. Deus é fiel e nos fortalece em toda e qualquer situação, podemos depender Dele, confiando que teremos as nossas necessidades supridas.

Por outro lado, há uma grande diferença entre o que queremos e o que precisamos. Deus não promete suprir o que queremos e sim o que precisamos.

As situações difíceis que Deus permite chegar em nossas vidas são um instrumento para nos moldar e forjar o caráter de Cristo em nós, mas nunca se esqueça de que Ele é fiel e cumprirá as suas promessas de nos dar alimento e vestimenta.

2. Deus suprirá todas as nossas necessidades.

A Palavra nos dá uma tremenda garantia no versículo 19: “O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.”

Deus é rico, dono de todo ouro, prata e de todo o universo, Ele sabe das nossas necessidades. Portanto, cuidará da nossa família suprindo tudo que nos falta. Poderíamos lembrar de muitos testemunhos de irmãos que ficaram por meses desempregados e vimos como Deus supriu todo o necessário.

Confie na fidelidade de Deus.


Motivos de Oração & Jejum Dia #9

  • Para que o seu coração seja sempre agradecido ao Senhor pelo bem que ele concede.

  • Que na privação você seja grato e permaneça crendo na provisão e cuidado de Deus.

  • Para que a alegria da presença de Deus em sua vida seja a força que move você a prosseguir.

38 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page