top of page

JEJUM // DIA #8 - A COMUNICAÇÃO NO CASAMENTO

Efésios 4:5

“Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça: Cristo.”


“Tiago 1:19

Meus amados irmãos tenho isso em mente, sejam todos prontos para ouvir tardio para falar e tardios para irar-se.” 


Deus nos concedeu um dom muito especial: a comunicação, e ela é fundamental para uma vida em sociedade. No dicionário Michaelis, a definição sociológica de comunicação é: o processo pelo qual ideias e sentimentos se transmitem de indivíduo para indivíduo tornando possível a interação social.


Podemos nos comunicar verbalmente, por meio de gestos, olhares, postura, fisionomia etc. A comunicação é a revelação do que estamos pensando.


Nesse processo, é muito importante que o comunicador transmita corretamente seu pensamento que o receptor entenda o verdadeiro sentido.


Porém, Deus criou homem e mulher de forma distinta. A diferença entre homem e mulher não é somente física, é também na estrutura mental. O homem é por natureza racional e a mulher emocional. Por outro lado, alguém disse que a mulher tem um sexto sentido que o homem não tem e nem entende. Daí a importância de haver uma compreensão dessas diferenças de estrutura mental para existir um bom entendimento e comunicação no casamento.


Os textos citados, nos ajuda nessa matéria importante para que a comunicação ocorra sem barreiras no relacionamento conjugal.


O primeiro texto diz que devemos "seguir a verdade em amor". Não pode haver mentiras no relacionamento conjugal. Marido e mulher devem falar a verdade entre si e isso em amor. Muitas vezes, os cônjuges não querem ofender evitando falar a verdade. Porém, se ela for dita em amor e com uma boa atitude, produzirá efeitos positivos no relacionamento.


No outro versículo, o apóstolo Tiago apresenta três mandamentos que, aplicados no relacionamento conjugal, trarão grande benção na comunicação.


1. Prontos para ouvir.

Ouvir significa estar com o ouvido aberto e interessado em entender o que o seu cônjuge realmente está comunicando. Muitas vezes Deus nos faz ver que, ao invés de ouvir e procurar compreender o que o cônjuge está falando, estamos preocupados preparando uma boa resposta. Precisamos nos preparar e aprender a ouvir. Começar a treinar a mente no sentido de ouvir com detalhes o que seu cônjuge está comunicando evita elaborar uma defesa. Apenas ouça e depois analise e fale.


2. Tardios para falar.

Temos uma tendência muito forte de autodefesa, não ouvimos o conjunto e queremos expor nossas ideias, isso quebra a comunicação. Precisamos aprender a ficar calado e somente falar no momento correto.

Muitos têm dificuldade em meditar, absorver e processar o que o cônjuge está falando. O homem precisa aprender que, algumas vezes, a mulher está dizendo algo e ele está entendendo outra coisa. A mulher também precisa compreender a lógica e a racionalidade do homem para entender o que ele realmente está comunicando. Tudo isso é parte de um processo de aprendizado e convivência.


3. Tardios para irar-se.

Não podemos permitir que a raiva tome conta do nosso coração. Julgamos rapidamente e antes de ouvir e pensar logo nos ofendemos, e caímos na cilada do inimigo. Quantas barreiras são levantadas entre os cônjuges pelo fato de dar lugar à ira. É importante analisar, não julgar e querer compreender o que realmente ele ou ela estão comunicando.

Alguém disse que devemos sempre contar de 1 a 10, antes de agir. Realmente, a sabedoria nisso, pois no calor da discussão os nossos mecanismos de defesa começam a atuar, e facilmente podemos julgar, condenar e ficar com raiva. É melhor parar esperar um pouco e depois com a cabeça fria voltar a falar sobre o assunto.


Não permita que o inimigo coloque barreiras entre você e seu cônjuge.


Motivos de Oração e Jejum Dia#8


  • Que o Senhor ajude os casais a enfrentar os desafios dos temperamentos diferentes.

  • Para que Deus ajude a aceitar os costumes familiares de cada cônjuge em amor.

  • Para que Deus capacite o casal a perdoar e pedir perdão toda vez que for necessário.

40 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page