top of page

JEJUM // DIA #6 - O MARIDO É O LÍDER DA CASA

Efésios 5.22-24

“Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor, pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos."



Deus, em sua soberania e sabedoria, estabeleceu as autoridades. Em Romanos 13. I -2 fica claro que toda autoridade é constituída por Deus: ¹Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos.


No casamento Deus delegou a autoridade de liderança ao marido. Isto não significa que a esposa esteja em segundo plano ou em um grau de inferioridade. Toda instituição precisa de um líder, e no casamento essa responsabilidade pertence ao marido. O conceito não é que a mulher tenha uma posição de subserviência passiva, mas sim uma submissão inteligente, entendendo que a parte mais difícil Deus colocou nos ombros do marido, que é a responsabilidade de ser o líder do lar e de tomar as decisões. Claro que a esposa tem os seus direitos, opiniões e vontades, e deve sempre argumentar de forma respeitosa, mas a decisão final pertence ao marido.


Infelizmente, muitos maridos não assumem a sua posição de liderança, e o lar, ou fica sob a liderança da esposa ou fica como um navio navegando à deriva, sendo levado por todo tipo de onda e vento. A liderança do lar é uma responsabilidade muito séria, o que inclui a educação dos filhos e a direção nas decisões que a família vai tomar. Um bom líder assume o comando, delega responsabilidade a outros e sempre visiona o bom andamento da instituição.


A comparação que o apóstolo Paulo faz é muito interessante. Ele diz que o marido é o cabeça da mulher, como Cristo é o cabeça da igreja. Ele ama e dirige a sua igreja, delegando cargos, funções e dons, que a levam a cumprir a sua missão aqui na terra. Da mesma forma, o marido deve compreender a sua esposa, entender sua personalidade, dons e talentos, e ajudá-la a utilizá-los, dentro dos objetivos que os dois juntos determinam para o seu lar. Por exemplo, se a esposa é uma boa administradora, o marido poderá delegar a administração financeira para ela, apenas supervisionando para que seja mantido dentro do orçamento e metas determinadas.


Se a esposa é uma boa pedagoga, o marido poderá delegar a educação secular a ela, sempre acompanhando o desenvolvimento dos filhos. Já a educação cristã e a vida espiritual da família devem ser executadas pelos dois sob a responsabilidade principal do marido, como sacerdote do lar.


Marido, nunca se esqueça, que assim como Cristo faz com a igreja, sua liderança deve ser encharcada de amor, cuidado, proteção, carinho e muito respeito para com a sua mulher.


Motivos de Oração e Jejum Dia#6 

  • Para que você não seja negligente como líder da sua família.

  • Para que você exerça a autoridade de líder com muito amor, respeito e consideração à família.

  • Para que você seja um bom exemplo de sacerdote tanto para os de fora quanto para os de dentro da sua casa.

47 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page