top of page

JEJUM // DIA #3 - O Casamento é para toda vida

Gênesis 2.24

Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.”



O casamento é indissolúvel: "e eles se tornarão uma só carne". O casamento é um compromisso sério e para a toda a vida. Vejamos algumas orientações de Jesus acerca do divórcio em Mateus 19.3-9: “Alguns fariseus aproximaram-se dele para pô-lo à prova. E perguntaram-lhe "É permitido ao homem divorciar-se de sua mulher por qualquer motivo? "Ele respondeu: "Vocês não leram que, no princípio, o Criador fez homem e mulher ‘e disse: 'Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne?” Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu ninguém separe". Perguntaram eles: "Então por que Moisés mandou dar uma certidão de divórcio à mulher e mandá-la embora?" Jesus respondeu: "Moisés permitiu que vocês se divorciassem de suas mulheres por causa da dureza do coração de vocês. Mas não foi assim desde o princípio. Eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério.”

1. O que Deus uniu ninguém separe.

Na bênção de Deus e união sexual, os dois formam uma só carne e ninguém pode separá-los. Uma das frases mais utilizadas na cerimônia de casamento, quando os noivos trocam as alianças é “Até que a morte nos separe”. Isto deveria ser cumprido pelo casal que está formando uma nova unidade familiar. Porém, vivemos numa época em que o divórcio é tão simples que pode ser feito pela internet. A nossa sociedade aceita essa prática de uma forma tão natural que muitos já se casam sem compromisso, porque sabem que se houver qualquer dificuldade, simplesmente quebram sua palavra e se divorciam.


2. No princípio não foi assim.

Jesus está explicando que o plano original de Deus era o casamento para toda a vida. Com a entrada do pecado no mundo, e com ele a quebra dos valores fundamentais para a vida em sociedade, os conflitos no casamento foram gerados, provocando o divórcio. A família tem sido atacada pela mídia, veiculando programas em que a desonestidade e a infidelidade parecem virtudes e onde o divórcio, a mentira e a rebeldia são modernas, vantajosas e aceitáveis. A verdadeira felicidade acontece quando você é honesto, fiel, amoroso, e quando cumpre suas promessas ao seu cônjuge. Exceto por imoralidade sexual. A única exceção que Jesus abre para o divórcio é a infidelidade sexual. Mesmo assim, o próprio Senhor Jesus ensina o princípio do perdão, reconciliação e restauração, o que mostra que o divórcio somente poderá acontecer em casos extremos. Casamento é para a vida toda. Se a sociedade aprender e aplicar este conceito, será muito mais feliz e abençoada por Deus. Seja fiel, honesto e cumpra com sua palavra.

Motivos de Oração e Jejum Dia #3

  • Para que Deus o habilite a ser tolerante e a abandonar a ira.

  • Para que você possa apreciar e valorizar a companhia do seu cônjuge enquanto há vida.

  • Para que o amor nunca esfrie.

21 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page