top of page
Casais Jovens

JEJUM // DIA #13 - QUALIDADE DO AMOR

1 Coríntios 13:1-13

"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.


O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.


O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.


Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.


Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor."



Os versículos citados são conhecidos como “O Hino ao Amor” ou “A maior poesia sobre o amor”. O apóstolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, escreveu essa obra-prima da literatura bíblica.

Aqui há um verdadeiro compêndio esclarecedor sobre o que é o amor; dele podemos extrair algumas verdades bíblicas para aplicar em nossas vidas e por consequência em nosso casamento:

1. Religião sem amor não é nada.

“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.” (1 Coríntios 13:1-3)

A Bíblia está afirmando que eu posso servir muitas pessoas com a minha vida e executar diversos serviços cristãos, e ainda trabalhar em diversos ministérios da igreja, mas se isso for feito sem amor, vejam as palavras: “serei como sino que ressoa ou prato que retine”; nada serei; nada disso me valerá. Em outras palavras, não adianta nada ser religioso se não houver amor.

2. O amor tem qualidades especiais

“Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá.” (1 Coríntios 13:5-8)

a. Não maltrata.

Há muita violência doméstica, tanto verbal como física. Mas havendo o amor, não acontecerão mais os maus-tratos.

b. Não procura seus interesses.

O amor não é egoísta. O cônjuge que realmente ama sempre buscará aos interesses do outro, cuidando do seu bem-estar.

c. Não se ira facilmente.

No casamento pode haver situações onde exista divergência de opiniões, ou atitudes que a pessoa não gosta. Porém verdadeiro cristão não dá lugar à ira. Logo perdoa, releva e procura soluções para os conflitos.

d. Não guarda rancor.

É terrível um coração amargurado. Além de prejudicar-se, contamina todo o ambiente. O amor não permite que isto aconteça e perdoa.

e. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.

O cônjuge cheio de amor pesará na balança tantos os seus motivos e decisões como os do seu cônjuge; de tal forma que a verdade prevalecerá, sem ira ou rancor.

f. Tudo sofre.

O amor aguenta todas as situações. O casal cheio de amor entenderá os propósitos de Deus, quando Ele permitir o sofrimento; enxerga as situações do ponto de vista de Deus.

g. Tudo crê.

A palavra crê tem a conotação de fé e fidelidade. Quem ama confia. Além disso, crê em Deus e em sua Palavra, e confia que Ele é poderoso para mudar toda e qualquer situação.

h. Tudo espera.

O amor é paciente. O casal precisa aprender a esperar o tempo de Deus. Ele é soberano, já fez as suas promessas e devemos esperar o momento exato que Ele vai operar. O tempo de espera é um instrumento de Deus para moldar as nossas vidas, dar-nos o caráter de Cristo, e principalmente, quando esperamos temos tempo para analisar as nossas motivações, podendo dar espaço para que o Espírito Santo nos mostre onde estamos errando, assim resolveremos de forma correta as situações.

i. Tudo suporta.

Quem ama, suporta as mais difíceis situações. Pode acontecer que no casamento cheguem momentos de incompreensões, divisões, dores, enfermidade, tribulações e outras dificuldades. Mas se houver amor, os dois se unirão e juntos combaterão o mal e terão a oportunidade de experimentar os milagres da parte de Deus.

j. O amor nunca perece.

Muitas vezes ouvi pessoas dizerem que querem a separação do seu cônjuge porque o amor acabou. Imediatamente, eu digo que essa é uma mentira satânica para destruir o matrimônio. A Bíblia é a verdade infalível de Deus e afirma que o amor jamais acaba. Desde o princípio da criação o diabo sempre quis contradizer a Palavra de Deus. Não dê ouvidos ao inimigo e abra a sua mente, ouvido de coração a Deus e a sua Palavra.

Paulo encerra sua poesia com uma afirmação da supremacia do amor sobre outras qualidades da vida cristã.

“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.” (1 Coríntios 13:13)

O amor é maior que a fé e a esperança, porém é a única virtude que continuará no céu. Lá não precisaremos mais da fé nem da esperança, mas o amor continuará, porque Deus é amor e o céu é a garantia de sua presença.

O amor mantém a unidade, a harmonia, a paz, a bênção de Deus no matrimônio e em toda a família.


Motivos de Oração e Jejum Dia #13

  • Para que o amor seja a força que leve você a prosseguir dia a dia.

  • Para que Deus lhe capacite a amar sacrificialmente.

  • Para que mesmo que pareça imperfeito, o amor prevaleça sempre.

21 views0 comments

Recent Posts

See All

Commentaires


bottom of page