top of page

JEJUM // DIA #12 - A educação dos filhos

Deuteronômio 6:6-9

"E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas."



Os pais são instrumentos de Deus para a preservação dos princípios, valores morais, éticos, e principalmente dos valores espirituais que mantém o Reino de Deus aqui na terra.

Por isso eles têm a grande responsabilidade de educar os seus filhos. A Palavra de Deus é muito clara quando diz que os filhos devem ser criados com disciplina; Ela está sempre a nos orientar a dar os passos certos na educação deles.

Deus quer que sejamos seus imitadores e vivamos conforme a imagem do seu Filho Jesus Cristo. O propósito de Deus é que sejamos como Ele, que tenhamos o seu caráter e que vivamos o mesmo tipo de vida que Ele viveu.

Nós e os nossos filhos devemos viver como Jesus viveu. Isto implica santidade, caráter, integridade, honestidade, verdade, fidelidade, e tantos outros exemplos de Jesus.

Podemos tomar como base para a formação do caráter dos nossos filhos a seguinte afirmação do apóstolo Paulo: Ponham em prática tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim. E o Deus da paz estará com vocês (Filipenses 4.9). Veja como podemos fazer isso:

1. Criar os filhos na instrução do Senhor.

A Palavra no original grego para instrução é "Paideia", que traz a ideia de tutorar, treinar, educar e disciplinar corretivamente. Assim como no esporte um time possui um treinador, os pais com seus filhos devem ter essa mesma função. O treinador ensina, orienta, elabora estratégias e procura levar o seu time sempre a ser o vencedor.

Os pais devem ser os mentores dos seus filhos. Para isso devemos investir tempo de qualidade com eles, e sempre se atentar a instrução do Senhor, ensinando-os de acordo com a Palavra de Deus. A Bíblia ensina princípios para todas as áreas das nossas vidas, e quando aplicados, farão com que eles sejam pessoas bem-sucedidas. Portanto, ensine a Palavra a eles, por meio de livros, brinquedos educativos, tendo um tempo especial, e principalmente pelo seu testemunho de vida. Ensine o que é certo e errado, de acordo com a verdade das escrituras.

2. Invista tempo com o seu filho.

Muitos filhos têm pais ausentes. Alguns os abandonam diante de um aparelho de televisão, outros chegam tarde em casa, e outros nunca têm tempo. Com certeza, a colheita desastrosa dessas escolhas virá um dia.

Estive em uma reunião de pastores, onde um deles, bem renomado na sua denominação, compartilhou com lágrimas nos olhos e exortou a todos os demais a investirem tempo com seus filhos.

Ele disse que quando seu filho era pequeno, diversas vezes vinha bater na porta de seu escritório chamando: “Papai, vamos brincar”, e ele sempre respondia: “não tenho tempo”.

O tempo passou e a criança se tornou um adolescente, depois ficou jovem e enveredou para o caminho das drogas. Quando esse pastor soube, começou a correr atrás do filho, dizendo: “Filho, vamos conversar!” E a resposta obtida era: “Eu não tenho tempo!”

Aquele pastor foi usado por Deus para que os outros, inclusive eu, fizéssemos uma revisão nas nossas agendas e investíssemos mais tempos com os nossos filhos.

3. Atitude de Amor.

O pai do filho pródigo o recebeu com amor, fazendo com que ele se constrangesse diante das suas atitudes práticas. Deu-lhe uma nova roupa, calçado, colocou um anel no seu dedo e fez uma grande festa porque o filho havia voltado para casa. Esse é o mesmo amor com que Deus que nos recebe e nos transforma. Devemos também amar e receber os nossos filhos. Quantos pais, com o passar do tempo, ficam decepcionados com algumas atitudes e não os perdoam, criando um ambiente pesado em suas casas, abandonando-os às influências do mundo e das más companhias. Como pais, devemos amá-los e ajudá-los no seu desenvolvimento.

Motivos de Oração e Jejum Dia #12:

  • Para que Deus o capacite a ser um pai amigo e companheiro.

  • Para que você seja um exemplo para os seus filhos no trato, no amor e na bondade.

  • Para que Deus lhe capacite a educar seus filhos nos caminhos do Senhor e lhe capacite a discipliná-los em amor.

  • Para que por intermédio de vocês, seus filhos aprendam sobre honra.

27 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page