top of page

JEJUM // DIA #11 - Maternidade

Gênesis 3:20 "Adão deu à sua mulher o nome de Eva, pois ela seria mãe de toda a humanidade".


Versículo para memorizar:

Seus filhos se levantam e a elogiam; seu marido também a elogia, dizendo: "Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera". (Provérbios 31:28,29)


A maternidade começa logo no princípio da criação. Deus proporcionou à mulher o dom de carregar em seu ventre um pequenino ser, e no tempo próprio dar à luz e introduzi-lo no mundo. Que tremendo privilégio. Os homens nunca saberão que significa ter uma criança dentro de si. É um presente de Deus somente para as mulheres.


Muito se fala sobre o amor de mãe, e essa realidade é constatada na vivência do dia a dia. Mas esse amor deve ser acompanhado de disciplina e orientação. O apóstolo Paulo, quando fala do seu cuidado para com a igreja, utiliza o exemplo de uma mãe que cuida dos seus filhos: Embora, como apóstolos de Cristo, pudéssemos ter sido um peso, fomos bondosos quando estávamos entre vocês, como uma mãe que cuida dos próprios filhos (I Tessalonicenses 2.7).


Uma das melhores formas de demonstrar amor é preparando o seu filho para enfrentar a vida e acompanhá-lo até o final. Maria, mãe de Jesus, teve esse privilégio, e o acompanhou até a sua morte. Nesse processo, a mãe deve entender o seu papel de forjar o caráter de seus filhos, com o pai. Daí vem a importância da família. Pai e mãe juntos orientam os seus filhos.


Já vimos nestas meditações que não devemos permitir que o sistema deste mundo tire da mãe a honra e o privilégio de educar e investir seu tempo na formação da criança. Não entregue esse privilégio a outra pessoa.


Portanto, deve haver uma boa comunicação entre pai e mãe no sentido de planejarem a educação dos seus filhos. Na maioria das famílias a mãe passa mais tempo com os filhos e, por conseguinte, tem uma influência maior do que o pai, por isso é importante que juntos definam a forma de educar. Assim os filhos saberão o que pode e o que não pode, conhecerão os limites definidos, aprenderão a selecionar os amigos e observarão tantas outras questões vitais para a formação de seu caráter.


Esse planejamento deve ser bem feito, porque deverá cobrir todas as etapas da vida de um filho. Nos seis primeiros anos, a criança formará o seu caráter, costumes e criações diferentes, e deve ser orientada sobre valores e princípios inegociáveis que devem estar firmados no coração. Quando chega a adolescência, os filhos começam a enfrentar mudanças físicas e as pressões da sociedade. Na juventude, vão definir a profissão e o futuro. Em todas essas etapas, a função da mãe é fundamental e se não estiver em concordância com o marido, entrarão em conflitos que prejudicarão o relacionamento da família. A maternidade é muito importante em todas as etapas. Assim como a paternidade é um privilégio e uma responsabilidade.


Motivos de Oração e Jejum Dia #11

  • Para que você possa ser uma boa influência moral e espiritual para os seus filhos.

  • Para que você tenha a sabedoria do Alto e saiba escolher as sementes a serem plantadas no coração deles.

  • Para que você tenha o desprendimento de devolver seus filhos ao Senhor.

21 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page