top of page

JEJUM // DIA #10 - Paternidade


João 3.1

“Veja como é grande o amor que o Pai nos concedeu: sermos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso, o mundo não nos conhece, porque não o conheceu primeiro.”




Deus nos autorizou a chamá-lo de Pai. Que grande bênção, somos filhos de Deus. Que segurança e tranquilidade em sabermos que Ele nos ama, dirige, cuida e sempre tem o melhor para nós.

Nós entendemos melhor a Deus como Pai quando nos tornamos pais. Que tremendo privilégio o fato de ser pai de uma criança. E ao mesmo tempo, que grande responsabilidade!


1. É um privilégio.

Deus em graça e amor concede aos seus filhos o privilégio de serem pais. Salmos 127:3 diz: “Os filhos são heranças do Senhor, uma recompensa que ele dá.”. Quando um pai vê pela primeira vez o seu filho e o toma nos braços, sente uma emoção indescritível. É porque está vendo uma pequena criatura que tem o seu sangue e é fruto do seu casamento. Por isso a Bíblia chama os filhos de herança e recompensa. São herança no sentido de que, por intermédio deles estamos mantendo a nossa vida neste mundo, e assim como somos herança dos nossos pais, nossos filhos são como nossa herança, garantindo a continuidade da nossa família aqui. São uma recompensa, porque apesar de não merecemos nada, Deus nos presenteia com o dom da paternidade.

2. É uma responsabilidade.

Esses pequenos seres em nossos braços terão um futuro que está intimamente ligado àquilo que aprendem de nós. Há uma corrente da Psicologia que diz que nos primeiros seis anos a criança absorve todas as informações necessárias para que se forme a sua personalidade e caráter. Portanto, o futuro de nossos filhos será o resultado do tipo de educação e exemplo que formos para eles. Nós, pais sempre estaremos discipulado os nossos filhos, para o bem ou para o mal. A tendência é a criança reproduzir aquilo que aprende dos seus pais. Assim sendo, se tivermos uma vida de santidade, integridade, ética, honestidade, fidelidade, e tantas outras qualidades naturalmente iremos influenciar e ajudar nossos filhos a terem as mesmas qualidades.


Para que isso aconteça, é muito importante investir tempo de qualidade com eles, principalmente ensinando-os a Palavra de Deus. Há pais que entregam a educação dos seus filhos a uma babá, um professor na escola secular ou aos professores da escola bíblica na igreja, perdendo um grande privilégio que Deus lhe concede de formar uma criança com caráter e integridade, capaz de transformar as futuras gerações.


Motivos de Oração & Jejum Dia #10

  • Para que os pais sejam responsáveis diante de Deus pela formação dos seus filhos.

  • Que os pais sejam exemplo de caráter e hombridade para os seus filhos.

  • Para que, por meio das atitudes vistas nos pais os filhos se achegue a Deus com confiança e amor.

27 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page