JEJUM // DIA #1 - A Formação de Uma Família

Gênesis 2:24

“Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.”



Temos aprendido que o homem é um ser social, deve viver em sociedade, e que  a família é a base. Deus estabeleceu princípios para essa vida em sociedade. No versículo citado, vemos três desses princípios e hoje conversaremos sobre o primeiro: "O homem deixará pai e mãe".


Este é o princípio da separação e do respeito à nova unidade familiar que está se formando no casamento.


Em qualquer cultura ao redor do nosso planeta, encontraremos uma cerimônia especial de casamento e esta cerimônia sempre mostra estes dois princípios:


1. Separação.

Homem e mulher devem deixar a casa paterna e formar uma nova unidade familiar. Não existe casamento sem a separação do casal dos seus lares paternos. O ato físico de saída do lar é importantíssimo, pois quebra os vínculos de dependência e forma uma nova célula familiar interdependente. Portanto, os dois devem ter o seu novo espaço físico, os seus próprios bens e sua privacidade. De acordo com a Bíblia, enquanto solteiros, estão sob a responsabilidade e disciplina dos seus pais, mas no momento em que dizem "sim" diante de um juiz ou autoridade clerical, a responsabilidade e a disciplina tornam-se mútuas, pois forma-se uma nova família. Muitas pessoas têm passado por problemas e dificuldades no casamento, por não entenderem e praticarem o princípio da separação.


2. Respeito.

A nova unidade familiar merece o respeito de seus pais e de toda a sociedade.

O casal recém-casado deve ter liberdade de planejar, organizar e viver a vida comum do lar como marido e mulher. Ninguém deve interferir no casamento. Homem e mulher que formam uma nova unidade familiar são responsáveis por sua própria vida e manutenção. Os pais devem entender esse princípio e respeitar a nova família, deixando que os recém-casados vivam da forma como decidiram.


Infelizmente alguns pais não conhecem os princípios bíblicos, interferem no casamento de seus filhos, provocando transtornos e muitas vezes conflitos entre o casal. Se, por acaso, enfrentarem alguma situação difícil e pedirem ajuda, os pais deverão estender a mão, mas nunca interferindo no relacionamento e interdependência do marido e mulher. Há uma grande diferença numa situação especial, e se intrometer na vida do casal. Para o casal desenvolver e viver os próprios princípios bíblicos do casamento é importante a liberdade e privacidade dos dois. O princípio de deixar a casa paterna é fundamental.


Motivos de Oração do Dia #1:

  • Para que Deus abençoe sua família por intermédio de você.

  • Para que você edifique sua família na rocha que é Cristo.

  • Para que Deus te capacite a cuidar de sua família física, emocional, financeira e espiritual.

14 views0 comments

Recent Posts

See All

© 2020 by Ministério Casais Jovens

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon

Rua José Paulino, 1829  - Campinas - São Paulo, Brasil